O Horto Florestal Tote Garcia, um dos refúgios de natureza em meio à urbanização de Cuiabá, está de portas abertas novamente. Reaberto nesta semana com trilhas revitalizadas, o espaço já recebeu seus primeiros visitantes: 20 alunos da Escola Municipal Maximiano Arcanjo da Cruz, do bairro Santa Laura, que participaram de uma trilha guiada recheada de descobertas sobre o meio ambiente.
A visita inaugural, realizada na terça-feira (3), marcou oficialmente a retomada das atividades do Horto e integrou a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em parceria com o Crea-MT e o Sebrae.
No trajeto pela mata, os pequenos exploradores vivenciaram uma verdadeira aula ao ar livre, aprendendo na prática sobre a flora e a fauna locais. Entre as curiosidades que encantaram os alunos, está uma espécie de cipó que serve de esconderijo para macacos noturnos e a árvore conhecida como pau-de-formiga, cujo tronco abriga formigas que picam com força ao menor toque.
Mesmo com a sombra abundante das árvores altas, o calor não dá trégua. “As copas se fecham lá em cima, impedindo a circulação do vento. Por isso o local costuma ser mais quente, mesmo com tanta vegetação”, explicou a educadora ambiental Analice Nazário Castelo.
O local, que abriga espécies como o bugio, maior macaco da região, também proporcionou às crianças uma lição importante sobre preservação. Nas margens do Rio Coxipó, aprenderam sobre o papel vital das matas ciliares e os impactos da ação humana, como o lixo e a poluição da água.
A manhã educativa terminou com uma oficina de produção de mudas, onde os alunos colocaram a mão na terra e levaram para casa um pouco do que plantaram literalmente.
“Amei especialmente os macaquinhos. Vi e até toquei em um deles enquanto comiam bananas”, contou encantada a pequena Ângela Vitória, de 10 anos. Já a prima Ágatha, de 9, se divertiu observando os galhos escorregadios: “Parece que os macacos brincam de escorregar nas árvores lisas!”.
Além dos estudantes, a servidora pública Rosa Maria da Silva, de Porto dos Gaúchos, também aproveitou a trilha. “Nossa cidade é cortada pelo rio Arinos. Ver como a poluição afeta os rios daqui é um alerta para cuidarmos melhor dos nossos próprios recursos”, refletiu.
Visitação aberta ao público
O Horto Florestal está aberto para visitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O agendamento é obrigatório e deve ser feito pelo número (65) 99358-7483. Estudantes, famílias, turistas e grupos da terceira idade são bem-vindos.
Um espaço vivo na cidade
Para o secretário de Meio Ambiente de Cuiabá, José Afonso Portocarrero, o Horto vai além de um parque: “A reabertura das trilhas representa a reconexão da cidade com a natureza. Queremos que o Horto faça parte da rotina dos cuiabanos seja para lazer, educação ambiental ou bem-estar.”
A retomada das atividades contou com a presença da equipe de Educação Ambiental da Secretaria, com o diretor Fábio Moura, a coordenadora Amanda Juliano Massuda e a gerente Zilda Helena da Silva.