05 de Junho de 2025, 17h:22 - A | A

HOME » Geral » Com entrada gratuita, “Palhaça é a Mãe” aborda maternidade com humor e poesia

NESTA SEXTA E SÁBADO

Com entrada gratuita, “Palhaça é a Mãe” aborda maternidade com humor e poesia

A iniciativa é viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo por meio do edital Viver Cultura – Expressões Artísticas da Secel

Da Redação



O espetáculo "Palhaça é a Mãe", uma obra que se aprofunda nas complexidades da maternidade, será apresentado nesta sexta e sábado, 6 e 7 de junho, às 19h, no Centro Cultural Casa de Vó, em Chapada dos Guimarães. Com entrada gratuita, a iniciativa é viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, um importante apoio do edital Viver Cultura – Expressões Artísticas da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel).

A peça se posiciona como um manifesto contundente sobre a resistência, o afeto e o riso como ferramentas de cura. Ela aborda as experiências de mães e, principalmente, de mulheres que enfrentam desafios diários, sangram, equilibram diferentes aspectos da vida e dos sonhos, quebrando estereótipos e dando voz a narrativas potentes que, muitas vezes, são silenciadas pela sociedade.

A criação e interpretação são de Paula Biul, artista de Chapada dos Guimarães com mais de 18 anos de carreira. O espetáculo é resultado de uma pesquisa artística que ela vem desenvolvendo ao longo dos anos, agora de forma mais madura. A direção é de Soledad Yunge, uma das primeiras professoras de palhaçaria de Paula, e o reencontro entre mestra e aprendiz resulta em uma encenação que combina humor, poesia e política de maneira sensível e perspicaz.

Além do espetáculo, o projeto oferecerá a oficina "Parindo o meu Nariz", que acontecerá de 25 a 28 de junho, a partir das 14h, também no Centro Cultural Casa de Vó. O curso, voltado para mulheres interessadas em palhaçaria, especialmente mães e artistas iniciantes, provocará as participantes a explorar a linguagem cômica, desenvolver personagens autorais e refletir sobre temas como afeto, cuidado, ancestralidade e resistência através do riso. As inscrições para a oficina serão presenciais no Centro Cultural Casa de Vó, de 10 a 24 de junho, das 14h às 18h.

Comente esta notícia