Segunda-feira, 07 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,48

10 de Junho de 2025, 17h:07 - A | A

HOME » Geral » Com 250 vagas, governo abre inscrições para curso gratuito de auriculoterapia

QUALIFICAÇÃO

Com 250 vagas, governo abre inscrições para curso gratuito de auriculoterapia

Capacitação é gratuita e inclui aulas online e prática presencial em Cuiabá

Da Redação



Profissionais de saúde que atuam na Atenção Primária de Mato Grosso têm uma nova oportunidade de capacitação! Estão abertas as inscrições para um curso gratuito de auriculoterapia, também conhecida como acupuntura auricular, com 250 vagas disponíveis. As inscrições vão até o dia 18 de junho e devem ser feitas pelo site https://auriculoterapiasus.ufsc.br.

O curso é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Como funciona o curso?

A capacitação começa no dia 26 de junho no formato Ensino a Distância (EAD), com carga horária de 75 horas. Após a fase online, haverá uma aula prática presencial de cinco horas em agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

Quem pode se inscrever?

Podem participar profissionais de nível superior que trabalham na Atenção Primária, incluindo equipes de Saúde da Família, unidades básicas ou centros de saúde, Academia da Saúde, Equipes Multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (E-Multi), atenção domiciliar, atenção básica prisional, consultórios de rua, saúde fluvial e similares, além de profissionais de Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e Unidades Descentralizadas de Reabilitação (UDR).

Benefícios da Auriculoterapia na Atenção Primária

Segundo Rosiene Pires, coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde da SES, as Práticas Integrativas em Saúde (PIS), como a auriculoterapia, são ferramentas terapêuticas importantes para um cuidado integral, considerando as dimensões física, emocional, mental e social do indivíduo.

"A auriculoterapia é uma PIS recomendada para o tratamento de condições clínicas comuns na Atenção Primária à Saúde, como alcoolismo, tabagismo, ansiedade, dor de cabeça, prisão de ventre, depressão, insônia, obesidade, rinite, náusea e vômito", explicou Rosiene.

Os custos de deslocamento e diárias dos profissionais para a aula prática em Cuiabá serão de responsabilidade dos municípios. Os instrutores do curso são professores da UFSC, e a certificação, com carga horária de 80 horas, será emitida pela universidade.

O que é a auriculoterapia?

A auriculoterapia é uma técnica que consiste em estimular pontos específicos da orelha, geralmente usando pequenas sementes esféricas fixadas na pele. Essa técnica está ligada à medicina tradicional chinesa, mas, nos últimos anos, estudos científicos também têm comprovado a conexão entre essa estimulação e outras partes e funções do corpo.

Na Atenção Primária à Saúde, a auriculoterapia tem sido utilizada após uma avaliação clínica pela equipe de saúde da família, tanto em atendimentos individuais quanto em grupo, para diversas situações. Ela pode ser empregada como tratamento principal ou, mais comumente, em conjunto com outras terapias.

Comente esta notícia