A partir de uma única foto compartilhada nas redes sociais pela integrante do grupo de k-pop Blackpink, Lisa, a boneca Labubu ganhou uma repercussão surpreendente, tornando-se protagonista de vídeos de unboxing e customização no TikTok. A empresa chinesa Pop Mart, conhecida por seus brinquedos colecionáveis de design, criou 300 variações da boneca em diferentes cores, tamanhos e formatos, atendendo à demanda dos colecionadores e fãs da cultura pop que se encantaram por ela.
A Labubu, inspirada no folclore nórdico com suas orelhas pontudas, dentes afiados e expressão travessa, foi criada pelo ilustrador Kasing Lung em 2015, mas foi somente a partir de 2024 que alcançou fama mundial no TikTok. Essa popularidade resultou em um aumento significativo de lucro para a Pop Mart, com um crescimento de até 204% em relação a 2023, e um aumento de 107% nas vendas no mesmo período, chegando a um faturamento de 3,04 bilhões em RMB, equivalente a R$ 2,3 bi, representando 23% da receita total da empresa.
A influência das celebridades nas redes sociais, aliada ao desejo de possuir um item exclusivo de coleção, explicam o sucesso da Labubu, que hoje pode custar até US$ 300 nos Estados Unidos. Lançada inicialmente por SGD 24,90, aproximadamente R$ 95,12, a boneca esgota-se rapidamente das lojas e do site oficial, com lançamentos de coleções limitadas, como Tasty Macarons e Have A Seat, com novas versões do personagem em materiais mais macios e expressões inéditas para cativar ainda mais seus colecionadores.