A tensão no Oriente Médio atingiu um novo patamar nesta segunda-feira (16), após relatos da imprensa iraniana de que a sede da emissora estatal IRIB foi bombardeada por Israel durante uma transmissão ao vivo. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o estúdio é atingido por um suposto míssil, forçando a apresentadora a abandonar o local enquanto fumaça invade o ambiente.
Até a última atualização desta reportagem, as Forças de Defesa de Israel não haviam se pronunciado oficialmente sobre a ofensiva. O ataque ocorreu horas após o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, alertar os moradores de Teerã para deixarem a cidade, e militares israelenses emitirem um comunicado pedindo a evacuação do distrito 3 da capital iraniana região que abriga ministérios, embaixadas e instalações estratégicas.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
Ainda não está claro se o ataque à sede da IRIB estava incluído no escopo do alerta de evacuação ou se se trata de uma ofensiva isolada. A base militar que também teria sido alvo da operação está localizada em outro ponto da cidade.
O episódio marca uma escalada significativa nas hostilidades entre os dois países, com a ofensiva atingindo não apenas alvos militares, mas também veículos de comunicação, levantando novas preocupações sobre a segurança da população civil e a liberdade de imprensa em meio ao conflito.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram