A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) vai celebrar seus 190 anos em grande estilo, com uma programação especial que se estenderá por todo o segundo semestre de 2025. Fundada em 3 de julho de 1835, a Casa de Leis é uma das instituições mais antigas do estado e prepara ações culturais, históricas e de comunicação para resgatar sua trajetória e aproximar ainda mais o Parlamento da população.
Entre os destaques das comemorações estão a sessão solene e o lançamento do Portal 190 Anos no site oficial da ALMT, que trará marcos históricos, documentos e curiosidades sobre o Legislativo estadual. A fachada do prédio também será palco de um espetáculo de vídeo mapping, com projeções de imagens que retratam quase dois séculos da história política de Mato Grosso.
Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp
“Vamos valorizar nossas raízes e nossa identidade com um vasto acervo documental e cultural. A exposição vai trazer documentos importantes, curiosidades sobre o primeiro presidente da Assembleia, o registro da primeira deputada mulher, fotos históricas e muito mais”, explicou Gabriela Torres Klabacher, superintendente do Instituto Memória do Poder Legislativo.
A exposição 190 Anos ALMT será levada a escolas e órgãos públicos por meio do projeto Educação Legislativa em Movimento, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A mostra abordará três grandes períodos: Legislativo Colonial (1500–1822), Imperial (1822–1889) e Republicano (1889 até os dias atuais).
As comemorações também incluem duas semanas de feiras culturais. De 7 a 11 de julho, ocorre a feira de gastronomia e artesanato; já entre 14 e 18 de julho, será a vez da feira de artes e fotografia. A expectativa é contar com a presença da artista plástica mato-grossense Dalva de Barros, que, aos 90 anos, deve participar da abertura da semana cultural.
O secretário de Comunicação da ALMT, coronel Henrique Santos, reforçou que as celebrações vão além das homenagens internas e buscam envolver toda a sociedade. “O presidente Max Russi quer transformar o aniversário da Assembleia em um presente para a população. Teremos atrações culturais abertas ao público, conteúdos históricos nas redes sociais e uma grande festa em agosto”, anunciou.
Entre as ações, estão previstos o lançamento do selo comemorativo 190 Anos, a nova identidade visual aplicada em materiais institucionais e o projeto TBT’s Tudo Vira Memória, com publicações semanais resgatando imagens e documentos históricos da Assembleia.
“Estamos preparando uma programação diversificada, que fortalece o vínculo da ALMT com os servidores e com a sociedade. Serão meses de celebração à altura da importância dessa instituição para o povo de Mato Grosso”, concluiu Henrique.