A partir desta sexta-feira (6), o Centro Olímpico de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será o epicentro do atletismo nacional. Cuiabá sediará o Campeonato Brasileiro Sub-18, um evento que reunirá mais de 900 jovens talentos de todo o país até domingo (8). A melhor parte? A entrada é gratuita para o público que quiser acompanhar de perto as futuras estrelas do esporte.
Com o patrocínio do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a competição promete três dias de disputas emocionantes.

Destaques e Busca por Vagas Internacionais
A largada será às 7h30 (horário de Mato Grosso) desta sexta-feira, com a disputa dos 5.000 metros na marcha atlética. Ao longo do fim de semana, o COT da UFMT será palco de uma vasta gama de provas, incluindo 100m e 400m com barreiras, saltos triplos e em altura, lançamentos de disco e de dardo, arremesso de peso e revezamentos.
Ao todo, 906 atletas (529 masculinos e 377 femininos) de 162 clubes, representando 23 estados brasileiros, buscarão não apenas o título nacional, mas também uma cobiçada vaga para o Ibero-Americano de Atletismo, que acontecerá em Assunção, no Paraguai, nos dias 5 e 6 de julho.
Entre os atletas de Mato Grosso, o grande destaque é Davi Souza de Lima, especialista no salto triplo. Aos 16 anos, Davi já brilhou ao conquistar a medalha de ouro no salto triplo nos Jogos da Juventude, no final do ano passado, com uma marca impressionante de 15,55 m, que o colocou entre as top 10 do mundo no ranking da World Athletics de 2024.
"Vai ser um prazer competir em casa. É um dos lugares onde treino e minha expectativa é boa, de superar minha melhor marca pessoal e conseguir a vaga para ir ao Ibero-Americano Sub-18 do Paraguai", comentou Davi, que carrega o legado esportivo dos pais, os atletas olímpicos Maria Aparecida de Souza Lima (Cida) e Vicente Lenílson de Lima.
Como Acompanhar
Os fãs do atletismo terão duas opções para não perder nenhum lance:
Presencialmente: Nas arquibancadas do COT da UFMT, com entrada gratuita.
Online: Através da transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil, o canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
O Campeonato Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, em parceria com o Governo de Mato Grosso, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Federação de Atletismo de Mato Grosso (FAMT). As Loterias Caixa são as patrocinadoras máster do atletismo brasileiro.
COT da UFMT: Uma Estrutura de Elite
O Centro Olímpico de Treinamento da UFMT, entregue pelo Governo de Mato Grosso, é uma das mais modernas estruturas desportivas do país, com uma pista de atletismo que segue os padrões internacionais. O local já sediou importantes competições nacionais e internacionais, como o Brasileiro Sub-23 (2022), o Troféu Brasil de Atletismo, o GP Brasil (2023) e o Campeonato Ibero-Americano (2024), consolidando-se como um polo do atletismo.