A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) e o Serviço Florestal Brasileiro assinaram nesta quarta-feira (4/6) um protocolo de investimentos no valor de R$ 16 milhões para restaurar 420 hectares de áreas degradadas até outubro de 2026, por meio do Programa Todos pelo Araguaia.
A ação integra o Projeto Regulariza Rural, coordenado pelo Serviço Florestal e cofinanciado pelo governo da Alemanha, por meio do Banco de Desenvolvimento Alemão (KfW). Serão restauradas Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais em 12 municípios da região do Araguaia, divididas em três lotes de 140 hectares.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o projeto representa um avanço na agenda ambiental do estado, promovendo recuperação de ecossistemas, proteção hídrica e desenvolvimento sustentável. Para Marcus Vinicius da Silva Alves, do Serviço Florestal, a iniciativa reforça a parceria com Mato Grosso e visa fortalecer os serviços ecossistêmicos e a regularização ambiental.
O Programa Todos pelo Araguaia reúne governo, setor privado e sociedade civil para restaurar a bacia do Rio Araguaia em municípios como Alto Araguaia, Barra do Garças, Ribeirãozinho, entre outros.