Da Redação
A Receita Federal liberou nesta sexta-feira (30) o primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, marcando o maior reembolso da história em número de contribuintes e valor. Cerca de 6,3 milhões de contribuintes que entregaram a declaração nas primeiras semanas do prazo terão suas contas ajustadas com o Fisco. Este lote também inclui restituições residuais de anos anteriores.
No total, 6.257.108 contribuintes receberão um montante de R$ 11 bilhões. A Receita informou que todo o valor será direcionado a contribuintes que possuem prioridade legal no reembolso.
Quem receberá
As restituições foram distribuídas da seguinte forma, priorizando grupos específicos e novas modalidades:
2.375.076 contribuintes que utilizaram a declaração pré-preenchida e optaram simultaneamente pelo recebimento da restituição via Pix. Embora não tivessem prioridade por lei em anos anteriores, essa combinação passou a ser um critério de desempate neste ano.
2.346.445 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos.
1.096.168 contribuintes cuja principal fonte de renda provém do magistério.
240.081 contribuintes com mais de 80 anos.
199.338 contribuintes com deficiência física ou mental ou portadores de doença grave.
Como consultar e receber o pagamento
A consulta para saber se você está no primeiro lote foi liberada no último dia 23. Os contribuintes podem verificar a situação através da página da Receita Federal na internet. Basta acessar "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, clicar em "Consultar a Restituição". O aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones também oferece essa funcionalidade.
O depósito da restituição será realizado diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF que foi informada na declaração.
Caso o contribuinte não esteja na lista de beneficiados, é recomendável acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se houver alguma pendência, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes ou a malha fina.
Se a restituição não for depositada na conta indicada (por exemplo, por conta desativada), os valores permanecerão disponíveis para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Nesse cenário, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, seja pelo Portal BB ou pelos telefones da Central de Relacionamento do banco (4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades e 0800-729-0088 para deficientes auditivos).
Após um ano sem resgate, o valor deve ser solicitado novamente pelo Portal e-CAC, no menu "Declarações e Demonstrativos", "Meu Imposto de Renda" e "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária".