26 de Maio de 2025, 14h:40 - A | A

HOME » Economia » Banco Central permitirá bloqueio para abertura de novas contas a partir de dezembro

MAIS SEGURANÇA

Banco Central permitirá bloqueio para abertura de novas contas a partir de dezembro

Medida visa combater fraudes e dará ao cidadão o poder de impedir que instituições financeiras abram contas sem sua autorização.

Da Redação



O Banco Central (BC) anunciou uma novidade importante para a segurança dos cidadãos: a partir de dezembro deste ano, será possível informar ao Sistema Financeiro Nacional que você não quer abrir novas contas bancárias. Essa medida tem como principal objetivo combater fraudes, como a criação de contas com documentos falsos ou a inclusão de pessoas em contas conjuntas sem a sua permissão. A iniciativa é um esforço para coibir ações fraudulentas tanto em contas de pessoas físicas quanto jurídicas.

Para usar esse serviço, os cidadãos poderão acessar a plataforma "Meu BC", em uma área segura com login. O Banco Central deixou claro que a decisão de bloquear a abertura de novas contas é totalmente opcional. Se você mudar de ideia, poderá reverter essa escolha a qualquer momento, de forma definitiva ou temporária, diretamente no sistema. Essa flexibilidade garante que a ferramenta seja prática e adaptável às necessidades de cada um.

Além disso, as instituições financeiras terão uma nova obrigação: elas deverão consultar a base de dados do Banco Central antes de finalizar qualquer processo de abertura de conta. Essa consulta permitirá verificar se o cidadão registrou um bloqueio, garantindo que a sua vontade seja respeitada. Pelo sistema "Meu BC", você também poderá acompanhar todas as vezes em que ativou ou desativou o bloqueio, além de ver as consultas feitas pelos bancos, oferecendo total transparência e controle sobre suas informações.

O Banco Central e as instituições financeiras terão um prazo de seis meses para se adaptar e desenvolver os sistemas necessários para essa implementação. Esse período de adaptação, que vai até dezembro, permitirá que os bancos revisem seus procedimentos internos para garantir que o novo serviço funcione sem problemas. A medida promete trazer mais segurança e tranquilidade para os cidadãos no ambiente financeiro.

Comente esta notícia