Independentemente da orientação política do governo federal, uma constante é o apoio do megaempresário Eraí Maggi ao presidente em exercício. Conhecido por sua aliança com os governos petistas, Eraí apoiou Bolsonaro na gestão anterior e agora mantém sua influência no centro do poder em Brasília.
Como bem disse o site Olhar Direto, isso ficou evidente durante a visita do presidente Lula a Campo Verde, em Mato Grosso, no último sábado (24). Eraí não apenas marcou presença, mas também foi creditado pela concepção do programa Solo Vivo, lançado por Lula no estado.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, destacou em seu discurso a importância do apoio de Eraí Maggi, um dos maiores produtores do mundo, na criação do programa que visa transferir tecnologias avançadas para os pequenos produtores rurais.
O Programa Solo Vivo tem como meta recuperar áreas de solo degradado, aumentar a produtividade e fortalecer a competitividade da agricultura familiar em Mato Grosso, além de reduzir as desigualdades na produção rural.
Nesta primeira fase, o projeto piloto recebeu um investimento de R$ 42,8 milhões e beneficiou 10 assentamentos em diferentes regiões do estado.
O evento também incluiu a entrega de máquinas agrícolas pelo Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar, uma parceria entre o Ministério da Agricultura e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), beneficiando 38 municípios mato-grossenses.