06 de Junho de 2025, 09h:40 - A | A

HOME » Agronegócios » Indea concede Selo Arte a queijaria de Livramento e registra mais duas agroindústrias no SIAPP

INCENTIVO

Indea concede Selo Arte a queijaria de Livramento e registra mais duas agroindústrias no SIAPP

Com a certificação, a empresa está autorizada a vender quatro produtos em todo o território nacional, garantindo a qualidade e a identidade regional dos queijos produzidos.



Na manhã desta quinta-feira (5), durante o Fórum das Cadeias de Valor da Agricultura Familiar e Turismo Rural, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, três agroindústrias de Mato Grosso receberam importantes certificações para ampliar suas possibilidades de comercialização.

A presidente do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Emanuele de Almeida, concedeu quatro certificados do ‘Selo Arte’ à Quinta da Cartucheira, queijeira tradicional de Nossa Senhora do Livramento. Com a certificação, a empresa está autorizada a vender quatro produtos em todo o território nacional, garantindo a qualidade e a identidade regional dos queijos produzidos.

“Esse selo comprova que os alimentos seguem rigorosos padrões sanitários e preservam suas características regionais, um diferencial que agrega valor ao produto final”, ressaltou Emanuele de Almeida.

Para o produtor Silas Vicente Barbosa Júnior, da Quinta da Cartucheira, a conquista facilita o acesso dos produtores mato-grossenses ao mercado estadual e nacional. “Estamos avançando mais rápido que estados tradicionais, como o Paraná, que ainda enfrenta dificuldades para aprovar sua legislação”, afirmou.

No mesmo evento, duas agroindústrias receberam o registro no Serviço de Inspeção Agroindustrial de Pequeno Porte (SIAPP): a Granja Avícola, de Água Boa, produtora de ovos, e a Queijaria Cattanni, de Nova Mutum, fabricante de queijos e derivados. Com o registro, ambas ganham autorização para comercializar seus produtos além do limite municipal, ampliando seus negócios.

Emocionada, Sandra Maziero Cattani, representante da Queijaria Cattanni, destacou a importância da certificação. “Esse selo é uma homenagem e continuidade ao legado da Raquel [Cattani]. Tudo que fazemos é em nome dela”, afirmou.

Jéssica Souza, da Granja Avícola, enfatizou o impacto do registro para os pequenos produtores: “Esse certificado é um estímulo para que possamos crescer e conquistar novos mercados”.

Pequenos produtores interessados em obter o Selo Arte ou o registro SIAPP podem consultar os procedimentos e requisitos nos canais oficiais do Indea e da Secretaria de Agricultura Familiar.

Comente esta notícia