Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

- DÓLAR: R$ 5,55

16 de Junho de 2025, 11h:02 - A | A

HOME » Agronegócios » Evento marca início da colheita de milho em MT com produção estimada em 50,3 milhões de toneladas

Maior produtor

Evento marca início da colheita de milho em MT com produção estimada em 50,3 milhões de toneladas

Sorriso é reconhecido como o maior produtor de milho do Brasil, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).



Com uma projeção de produção de 50,38 milhões de toneladas, a colheita do milho de 2ª safra da temporada 2024/2025 em Mato Grosso terá início oficialmente nesta quarta-feira (18) na Fazenda Dois Irmãos / Grupo ABF, em Sorriso, localizado a 400 km de Cuiabá. O evento será promovido pela Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo (Abramilho) e Canal Rural, com a presença da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). 

Sorriso é reconhecido como o maior produtor de milho do Brasil, de acordo com a Pesquisa Agrícola Municipal (PAM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Dos 10 municípios brasileiros com maior produção de milho, sete estão localizados em Mato Grosso, incluindo Nova Ubiratã, Nova Mutum, Querência, Diamantino, Primavera do Leste e São Félix do Araguaia. 

Segundo o Instituto de Economia Agropecuária (Imea), a produção de milho na safra estimada deve atingir 50,3 milhões de toneladas, representando um aumento de 3% em comparação com a safra anterior, que alcançou 48,7 milhões de toneladas. O Imea também aumentou suas projeções em relação à área plantada e produtividade, com um crescimento de 4,85% na área de plantio e 1,86% na produtividade por hectare.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, ressalta a importância dos resultados alcançados na safra de milho, atribuindo-os ao trabalho árduo dos produtores rurais e à força do agronegócio mato-grossense. Ele destaca o compromisso do Governo de Mato Grosso em apoiar o setor produtivo, através de investimentos em infraestrutura logística, incentivos e desburocratização, visando promover um ambiente favorável ao desenvolvimento. 

Miranda enfatiza a parceria com associações e entidades do agronegócio, reconhecendo que o sucesso dos produtores é fundamental para o progresso do estado e do país. A colheita do milho representa não apenas a celebração da safra, mas também a construção de um futuro próspero em conjunto para Mato Grosso e o Brasil.

Clique aqui para entrar em nosso grupo do whatsapp 

Comente esta notícia