06 de Junho de 2025, 15h:55 - A | A

HOME » Agronegócios » Atenção! Oito marcas de azeite são reprovadas por fraude e devem ser retiradas do mercado

VEJA QUAIS

Atenção! Oito marcas de azeite são reprovadas por fraude e devem ser retiradas do mercado

Fiscalização do Mapa identifica mistura de óleos vegetais em azeites vendidos como puros; consumidores devem suspender o uso e denunciar.

Da Redação



O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitiu um aviso importante aos consumidores sobre a fraude em oito marcas de azeite de oliva. As ações de fiscalização, realizadas com o apoio das Polícias Civis do Espírito Santo e de São Paulo, identificaram que esses produtos estão sendo comercializados de forma irregular. As marcas envolvidas são: Santa Lucía (MG), Villa Glória, Alcobaça, Terra de Olivos, Casa do Azeite, Terrasa, Castelo de Viana e San Martin (estas últimas de São Paulo).

A fraude foi descoberta após análises feitas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Os testes comprovaram que esses azeites "não atendem aos requisitos da Instrução Normativa nº 01/2012, que estabelece os padrões de identidade e qualidade do azeite de oliva". Ou seja, foi detectada a presença de outros óleos vegetais misturados ao azeite, o que torna os produtos impróprios para o consumo humano e configura uma adulteração grave. Por isso, o Mapa determinou o recolhimento imediato de todos os lotes afetados.

O Ministério ressalta que a venda desses azeites fraudulentos é uma infração séria, e os estabelecimentos que continuarem a comercializá-los podem ser punidos. Se você comprou algum dos produtos listados, a orientação é clara: pare de usar imediatamente e procure o local da compra para pedir a substituição. Essa troca é um direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Para ajudar a combater essa fraude, o Mapa pede a colaboração dos consumidores. Denúncias sobre a venda desses produtos podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR, informando o nome e o endereço do estabelecimento. Além disso, o Ministério alerta para a importância de verificar cuidadosamente as informações da empresa no rótulo, pois, em casos de fraude, pode haver o uso de nomes muito parecidos com marcas de azeite conhecidas no mercado.

Comente esta notícia